Páginas

sábado, 3 de setembro de 2011

Moda Cultural

A CULTURA DE SE MAQUIAR

A História diz que nossos antepassados já tinham o costume de se pintar, não somente o rosto, mas também o corpo para participar de rituais, para representar seu estado de espírito, sua cultura, seu povo, sua posição social, etc.Os índios se pintavam para rituais e para se distinguir das demais tribos. No Egito, os faraós pintavam os olhos para representar soberania, pois para os egípcios o olho era um símbolo que representava seu deus. No Japão, as gueixas usavam pó de arroz no rosto. E assim cada povo tem a sua maneira de se maquiar.Porém, com o passar do tempo a maquiagem evoluiu, tanto na quantidade quanto na fórmula de seus produtos e adquiriu o conceito de embelezamento. 

Hoje, nos maquiamos para ficarmos mais bonitas, para realçar o olhar, os lábios, para levantar o visual. E esse mercado também sofre influência do que está ou não na moda. Cores e tons de sombra, de batom, de blush variam com a moda e com as estações. É preciso saber combinar as cores da maquiagem com o visual.



A CULTURA DE USAR SALTO ALTO


Segundo a história, foi em uma tumba no Antigo Egito que se achou o primeiro modelo de sapato de salto alto e datam de cerca de 1000 a.C e o mais provável é que eles eram usados para representar a alta posição da pessoa que o utilizava. Na Grécia Antiga, o autor Esquilo, fazia os atores de suas peças usarem sapato plataforma de diferentes alturas para representar a posição social de cada personagem. 

No Japão,  as cortesãs usavam  tamancos com altura de 15 a 30 cm. Na Antiga Roma, as prostitutas também eram reconhecidas pelo salto alto que usavam. Porém a história, atribui a invenção do salto alto á Catarina de Médici, século XVI, por ela ser de baixa estatura ela os utilizou para se casar com Henrique II, da França. E o salto alto já passou por muitos altos e baixos, mas hoje ocupa espaço no guarda-roupa da maioria das mulheres como uma das peças indispensáveis para a construção de um visual. E atualmente, nós temos muitos designers de sapatos super requisitados por estilistas. 



O Armário

Nenhum comentário:

Postar um comentário